terça-feira, 29 de setembro de 2015

15 anos do Proerd: a formação de 1, 3 milhão de agentes da paz



Encaminho um release que talvez atenda sua necessidade.
Hoje quem coordena o Programa é o Ten Cel Abreu - 041-9997-0357
Contato com ele ou com a Tenente Marília - 41-9805-5769 - 3213-1150 e
Capitão Perovano - 3213-1167 e 41-9165-2890

Obrigado pelo apoio.


Douglas Sabatini DABUL, Coronel PMPR - RR
                     +55 041-9976-4947


15 anos do Proerd: a formação de 1, 3 milhão de agentes da paz




Em comemoração aos 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no Paraná (Proerd), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Patrulha Escolar, realizará no próximo dia 25 de outubro, uma série de eventos. Entre eles, um passeio ciclístico com saída da Praça Nossa Senhora do Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. No local, haverá também entrega de brindes e muita descontração com a presença da Banda de Música Proerd.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, adaptado do programa americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), iniciou sua proposta com o objetivo de atuar na prevenção primária dentro das escolas, em 2000, no município de Matinhos, litoral do PR. Em 2008, passou a fazer parte da unidade do recém criado Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Como uma das ações da Segurança Pública, o programa está presente em todos os estados do Brasil e é aplicado pela Polícia Militar.
No Paraná, desde então, são 1,3 milhão de estudantes da educação infantil, quintos e sétimos anos do ensino fundamental – além de cursos específicos para pais e responsáveis, professores e comunidade do entorno escolar – formados na cultura de paz. Através da orientação dos policiais do Proerd, que atuam na condição de Educador Social, os envolvidos se transformam em multiplicadores de informações preventivas sobre drogas, à ação de traficantes e à violência dentro da escola, na família e no entorno social.

A música como mensagem
No entanto, desde 2007, a atuação do Proerd está além da sala de aula e da aplicação curricular. Com a criação da banda Pop Prevenção, os policiais envolvidos usam a música para atingir o adolescente, em especial, de uma forma divertida e eficaz.
Os educadores sociais desenvolvem o programa na rede de ensino pública e particular, assim como em outras instituições interessadas e trabalham temas como brigas na escola, prevenção ao uso de drogas, incentivam a cidadania e discutem noções de segurança, entre outros.

Experiências
O Grupo de Teatro é a ação mais jovem do grupo. Desde 2011, os educadores sociais realizam apresentações de experiências cotidianas, através de uma linguagem simples e próxima aos envolvidos. O que até então era apenas um entretenimento para os policiais do BPEC, transformou-se em uma ferramenta de conscientização de jovens, professores e funcionários, pais e responsáveis, assim como da comunidade do entorno.

Os temas trabalhados nas peças teatrais abrangem a prevenção ao uso de drogas, à responsabilidade e participação dos pais na vida dos jovens, às ações cotidianas dos profissionais dos estabelecimentos de ensino e, principalmente ao verdadeiro papel e a participação da Polícia Militar neste processo.


PROERD – NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS

Nenhum comentário: