quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prioridade um



Nossas crianças
No mundo inteiro as crianças são as maiores vítimas das loucuras humanas. É difícil imaginar o que passam em regiões de conflitos religiosos, étnicos, ideológicos, culturais etc.. Misturando tudo encontramos um cenário apavorante. No Brasil, por enquanto, o pesadelo maior é a miséria. Em São Paulo, uma das cidades mais ricas do Brasil e com certeza a mais poderosa, de onde saíram inúmeros candidatos à Presidência da República e muitos presidentes, o cinturão de favelas, sistematicamente pegando fogo (Incêndios em favelas de São Paulo não sensibilizam vereadores, 2012), as cracolândias, os catadores de lixo, gente sobrevivendo sob viadutos ou terrenos ocupados às margens de ruas e avenidas de tráfego intenso encontramos os brasileiros invisíveis, que só servem para o IBGE.
Nossa insensibilidade para os problemas brasileiros é colossal. Nossos intelectuais optaram por abraçar causas importadas (não provocam reações histéricas) e esqueceram o que acontece debaixo do nariz deles.
Criança bem cuidada, alimentada, vigiada e acima de tudo amada suporta muita coisa, do sarampo e catapora ao ambiente complicado, quando isso não acontece viram traficantes, guerrilheiros de causas primitivas, bandidos por ausência de opções. Alguém aceita morrer de fome e frio sem transgredir leis criadas pelas elites?
O pesadelo está entre nós.
Graças a excelentes veteranos do Lions Clube de Curitiba Batel (Melo) e pessoas extraordinárias como o CL e professor Nílson Pegorini (FAE/Bom Jesus) entramos em bolsões de pobreza existentes em Curitiba e região metropolitana. O que descobrimos, em alguns casos, foi estarrecedor. Principalmente em lugares externos à capital, onde a arrecadação de impostos municipais por habitantes é irrisória, falta muito para atender tudo o que seus habitantes precisam.
Nossa política fiscal criou uma dependência absurda de recursos federais, esvaziando os estados e municípios (Um olhar analítico sobre o Brasil, 2011). Mais ainda, incentivos fiscais levaram prefeitos a atrair multinacionais com pouca atenção para o que deixavam de fazer. Essa equação maldosa, muito conveniente para aqueles que pretendem ditar regras aos brasileiros, é uma tragédia para as crianças e jovens que precisam de tudo, desde jardins de infância a escolas e mestres de tempo integral de boa qualidade, sem esquecer espaços comunitários e escolas profissionais de convivência com adultos preocupados com sua gente.
Precisamos criar no Brasil organizações de voluntários com amplitude nacional para pressionar nossos políticos a se preocuparem com o nosso povo. Existe, por exemplo, forte e atuante, a bancada das crianças e dos jovens no Congresso Nacional? Quais são os seus projetos? Tiveram sucesso idêntico ao que a bancada ruralista consegue? Temos resultados concretos ou só discursos? Ou só os patrocinadores de candidatos conseguem algo determinando a seus funcionários políticos o que fazer?
O Lions Clube de Curitiba Batel procura criar projetos com seus parceiros para algumas atividades. Somos poucos, excessivamente poucos para tanto trabalho. Podemos, contudo, além do que fazemos de concreto, colocar em facebook, blogs, youtube e até na imprensa convencional, quando ela nos dá espaços, nossos pedidos de apoio e o esforço de motivação ao voluntariado.
Os projetos e bandeiras vão da defesa das pessoas com deficiência, calçadas, urbanismo à educação e orientações legais a membros de comunidades mal assistidas. Temos os Leos Clubes e queremos fazer mais, assim criamos a Orquestra Filarmônica Lions com a esperança (frustrada por enquanto) de obter mais recursos. Graças à Eletrosul temos uma Escola de Música Lions (Cascaes) atuando em parceria com o IPAB e o Comunidade Escola (Cascaes, Mirante do Comunidade Escola). Nosso próximo projeto, já lançado, é uma campanha para obtenção de instrumentos de música usados (Vamos Fazer Chover Música). Temos a convicção de que assim daremos algo diferente e nobre às escolas públicas e seus alunos mais carentes.
Queremos juntar o valor de ingressos, doações, contribuições de sócios, recursos do (PRONAC) etc. para viabilizar nossas atividades. Elas têm acontecido no limite de nossas possibilidades, podemos muito mais, contudo, se encontrarmos mais parceiros.
O desafio, contudo, é nacional. Não é privilégio do Brasil o desamor pelas crianças, vale a pena ler o livro (Freakonomics) para até descobrir leis extremas para evitar que casais irresponsáveis tenham filhos nos EUA. Nossa obrigação, contudo, é arrumar nossa casa. Ela está moralmente e operacionalmente desorganizada, terrivelmente alienada.
Os brasileiros não são tão sensíveis às questões sociais. Assim vemos até com inveja a Fundação Bill Gates, parceira do Lions Internacional em (Uma Vacina, Uma vida: Iniciativa do Lions Contra o Sarampo) e pensamos quanto nossos bilionários poderiam fazer pelo nosso povo. Aqui optaram por soluções radicais e comodamente ideológicas, sempre na diretriz cruel e escravagista dos primeiros imigrantes que aportaram nesse país continental.
Para resumir: por favor, salvemos nossas crianças.

Cascaes
16.10.2012
Um olhar analítico sobre o Brasil. (2012 de 6 de 2011). Fonte: Brasil - Dados e Fatos: http://brasilfatosedados.wordpress.com/2011/06/30/carga-tributaria-post-a-ser-publicado-8/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions - LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Fernandes, S. (26 de 9 de 2012). Incêndios em favelas de São Paulo não sensibilizam vereadores. Fonte: Rede Brasil Atual: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/09/apos-68-incendios-em-favelas-em-2012-vereadores-faltam-a-cpi-e-investigacoes-nao-avancam
Freakonomics. (s.d.). Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2010/05/freakonomics.html
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel. Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil: http://www.lions.org.br/lionsbatel/
PRONAC. (s.d.). Fonte: Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/site/tag/pronac/
The Freakonomics Story. (s.d.). Fonte: Freakomics - The hidden side of everything: http://www.freakonomics.com/about/
Uma Vacina, Uma vida: Iniciativa do Lions Contra o Sarampo. (s.d.). Acesso em 29 de 9 de 2012, disponível em Lins Clubs International Foundation: http://www.lcif.org/PO/our-programs/humanitarian-efforts/measles/index-print.php
Vamos Fazer Chover Música. (s.d.). Acesso em 29 de 9 de 2012, disponível em http://www.lions.org.br/: http://www.lions.org.br/chovermusicacuritiba/index.html



Nenhum comentário: