terça-feira, 2 de outubro de 2012

Educação Política no CE Tancredo Neves - Colombo


COLÉGIO ESTADUAL TANCREDODE ALMEIDA NEVES - EFM
Rua da Tiriva, 88  -  Jardim Santa Tereza   - CEP: 83.401-380 - Fone/Fax: (041) 3656-1375

 

O Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves propôs, no dia 13/09/2012 , um debate entre os candidatos a vereadores da comunidade local, marcando a finalização da Campanha “Movimento Paraná sem Corrupção”, aplicado sob orientações da Secretaria de Estado da Educação e do Batalhão da Patrulha Escolar do município de Colombo, com intermédio do Sr. Tenente Mazon.
O projeto foi desenvolvido durante a semana anterior através da simulação de uma Campanha Eleitoral no colégio, com alunos do Ensino Médio. Nesta campanha, foi feita a criação de partidos eleitorais, candidatura de prefeitos e vereadores e escolha destes pela votação entre todos os alunos do colégio. Por fim, encerrou-se a campanha com esta proposta de debate entre os reais candidatos, para que a comunidade escolar fundamente os conceitos visualizados na simulação eleitoral realizada para o “Movimento Paraná sem Corrupção”.
Todas as turmas e professores do período noturno participaram desta atividade, feito em um estabelecimento comercial do bairro que cedeu suas instalações para o debate, que foi isento de indicações partidárias e de caráter imparcial. Iniciamos o debate às 20:16; boa parte dos vereadores já estavam no local marcado, ressaltando que foram convidados nove candidatos.
Os candidatos a vereadores começaram se apresentando para as pessoas presentes. As apresentações começaram bem animadas, com a presença geral dos alunos do Ensino Médio noturno.
O diretor Francis Bolsi da Silva determinou que cada candidato tivesse dois minutos para responder cada questão. O debate foi dividido em quatro blocos: no primeiro, seriam respondidas perguntas já elaboradas em sala de aula pelos alunos, sorteadas aleatoriamente; no segundo bloco, foram escolhidos temas de destaque como saúde, educação, esporte, lazer etc, para serem sorteados e cada candidato teria a oportunidade de expor suas propostas dentro deste tema; no terceiro bloco, os candidatos poderiam fazer perguntas um ao outro e, e por fim, os alunos e professores participantes puderam fazer suas próprias perguntas durante o quarto bloco.
A primeira cândida sorteada a responder foi a Vereadora Mara, que discorreu sobre a questão do problema sobre as creches e a falta de vagas para as crianças da localidade. A candidato propôs que haverá um vale creche, para a melhor segurança das crianças.
Seguiu o Professor Carlos, que respondeu a pergunta: “Por que muitos dos projetos que chegam à Câmara de Vereadores acabam não se realizando?”
Em continuidade, o Senhor Wilson respondeu a pergunta sobre o que ele irá fazer pelas escolas e o ensino se ele for eleito; disse que irá ouvir os professores, porque são eles que entendem da educação, disse também que lutará pela melhoria do salário dos professores.
O debate foi interrompido pois Mara, uma das vereadoras, não estava se sentindo muito bem, deu uma palavra breve à todos que estavam presentes e se retirou.
Logo após quem respondeu a pergunta sobre o tema segurança foi a candidata Márcia. Disse que sua proposta irá melhorar a segurança principalmente à noite, nas redundâncias dos colégios.
Amado Oliveira respondeu sobre o que irá fazer contra a corrupção se for eleito. O candidato disse que não iria prometer nada, que o negócio dele é agir. “Vamos esperar”.
Logo após a vereadora Márcia respondeu sobre o assunto trabalho, e disse que procurará melhorar essa questão.
Wilson estava respondendo sobre um assunto que interessa a todos, principalmente aos jovens: o esporte; disse que sua proposta fará com que não precisaremos mais pagar para usar a Cancha de Esportes.
Assim seguiu o debate em seus 4 Blocos de perguntas, nas quais os vereadores responderam nas melhores formas que puderam.
A vereadora Mara da Reciclagem chegou meia hora atrasada, às 20:33h, por isso pôde apenas se pronunciar ao final do debate.
Em sequência, após os questionamentos individuais, começou o bloco do debate em que os candidatos fazem perguntas uns para os outros, sobre problemas levantados em questão.
“Na minha opinião, os vereadores não estavam no seu melhor dia, todos os candidatos que estavam presentes, não estavam dando respostas muito coerentes, e as perguntas estavam muito ‘pobres’, não passou de Educação, Saúde, Salário de professores. Acho que estavam meio sem saber o que falar”, afirma a aluna Letícia Noberto, responsável pelo registro simultâneo deste relato.
Dando continuidade, o candidato Wilson perguntou para a candidata Márcia se ela conhece as leis da Câmare e como ela trabalhará perante elas. A candidata não soube responder com êxito, disse que não tinha conhecimento das leis, e que só as conhecerá quando estiver no posto de vereadora, o que causou uma agitada reação no público presente. Logo após, Wilson colocou o seu ver, dizendo que sem conhecimento das leis, não teria como trabalhar na Câmara a favor do eleitorado.
Começaram então as perguntas do “POVO” para os candidatos.
A Professora Andressa fala ao senhor Wilson sobre o Projeto MAIS EDUCAÇÃO.  “Como o Senhor pretende melhorar a educação, e trabalhar com o Mais Educação, se este é um programa de caráter federal, e ainda por que a educação é a mais esquecida quando chega na Câmara?!” Essas foram as palavras da professora de Biologia e Química, Andressa.
Wilson respondeu que fará o seu melhor, fará o que for necessário para que a educação não seja esquecida.
Os Alunos estavam bem participantes nas perguntas, colocando suas duvidas de uma maneira nada amigável. Muitos se mostraram revoltados quanto às Leis que candidatos não sabem, quanto ao Salário dos vereadores que aumentou, e perguntando também sobre o lugar do aluno em todas as suas propostas, entre muitas outras perguntas dirigidas aos candidatos.
Os ânimos estavam exaltados durante o 4º bloco da segunda rodada do debate! Foi levantada em questão a pista de SKATE do Bairro Santa Tereza, que é uma das poucas opções de lazer dos alunos e habitantes da comunidade. O candidato disse que só vai poder fazer algo quando for eleito.
Pronunciou-se a favor dos jovens a representante do Lions Clube Curitiba Batel, Adima Ianecz, apresentando-se como Presidente do LEO Clube Colombo Jardim Esperança e questionando, por meio de uma crítica, a razão pela qual apenas se discutiram temas repetitivos, como saúde, educação, obras, mas foram deixados de lado um dos aspectos de grande necessidade dos alunos: as quase inexistentes opções de lazer no bairro. A pergunta foi exaltada positivamente pelos alunos presentes e respondida pelo candidato Prof. Carlos, afirmando que em suas propostas estão incluídas a ativação e manutenção da cancha local. No entanto, afirmou já ter sido membro do Lions Clube e manifestou a opinião de que os jovens deveriam cobrar mais das autoridades, o que foi motivo de discordância geral pois a cobrança já é visível.
O último bloco teve uma pergunta que o Professor Wagner fez a todos os candidatos: “Se vereador não ganhasse salário, vocês iriam se candidatar?”
Todos os candidatos (exceto Wilson), responderam “não”, que não se canditariam a vereadores, pois precisam do salário para se sustentar e sustentar suas famílias. Em oposição, o candidato Wilson disse que o trabalho que faz é feito por amor, e que ele não acha justo que um vereador ganhe tanto como está prescrito.
Assim termina nosso debate, movimentado, muito falado, e com os ânimos “à flor da pele”.

Aluna Letícia Noberto – Redatora
Professora Geane Poteriko – Revisão

Nenhum comentário: